Seguidores

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"VISAGIOQUE?!"

Todos os atos criativos de maquiar adicionam à imagem significados antes não existentes, a maquiagem, por exemplo, pode projetar um temperamento da personagem no teatro, ou até mesmo evidenciar a personalidade de uma pessoa comum. As pinturas corporais dos povos primitivos - já citado em postagem anterior - exemplificam bem esta prática, ao se colorir buscavam intrinsecamente o propósito de sua existência.
Para compor essa "imagem desejada", seja com intuito de representação ou embelezamento, é necessário entender alguns aspectos do Visagismo... hein? como é? Como diria Mara Braga Fonseca (2007), "VISAGIOQUE?". O termo visagismo foi empregado primeiramente em 1936, pelo renomado cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry (1907-1976), tal termo deriva da palavra visage, denominação para rosto. Aubry define o visagismo como uma arte e
o visagista, um escultor do rosto humano (HALLAWELL, 2008). De acordo com Hallawell (2008), o conceito de Visagismo baseia-se na personalização da imagem pessoal; ou seja; aliar singularidades encontradas no formato do rosto à personalidade, apenas profissionais dotados de sensibilidade e inteligência visual são capazes de desenvolver essa técnica.


2 comentários:

  1. EU SOU KELLY GRIGOLETTO GOSTARIA DE PARABENIZAR A ABORDAGEM FEITA A RESPEITO DESSA INOVADORA PROFISSÃO "VISAGISMO"
    TENHO ORGULHO EM DIZER QUE ESTOU ME FORMANDO NO CURSO TÉCNICO EM VISAGISMO SENAC MARÍLIA - SP

    ResponderExcluir
  2. Cricaaa! Lindo o blog.. vou divulgar! beijos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.